sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Lomo

Lomografia é um fenômeno fotográfico que é produzido por uma câmera automática, de alta sensibilidade, capaz de registrar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação. O processo consiste no recebimento contínuo de luz que é feito através do sistema de exposição automático, que chega a durar 30 segundos. Outro efeito, dependendo do modelo e da lente, é o olho de peixe, no qual a foto fica com uma moldura circular. O nome é uma referência ao modelo LOMO LC-A, uma câmera compacta da marca LOMO. A LOMO é baseada na Cosina CX-1 e começou a ser produzida a partir de 1980. (texto retirado da wiki)

Minha nota: sempre fui apaixonada por lomo (desde que criei noção sobre fotografia e afins) acho bem estranho, mas tem cores lindas. Não tenho uma câmera (tou afim de comprar uma agora, uma holga 35mm) e nunca tirei uma foto pra saber como realmente é, meu único contato com o lomo é vendo fotos e fazendo edições com as minhas fotos "normais". Agora, estou lendo "Diários de Bicicleta" do David Byrne, que além de um músico foda é um dos lomógrafos mais ativos e no seu livro ele conta alguns relatos do seu contato com esse fenômeno. Tem como não ficar com mais vontade de comprar logo minha holga e sair por ai? 

 A idéia básica da Lomografia – sê rápido, não penses, não tenhas preconceitos em relação ao teu ambiente, absorve tudo, colecciona e diverte-te a ser comunicativo – difundiu-se, cresceu e deu lugar a uma cultura de comunicação que é partilhada por todos. (wiki)

Algumas fotos que peguei no Lomography:

Essa foto é do Mephisto19

Essa aqui é do Lawupop

Essa aqui do Artichekt

E essa aqui também é do Mephisto19

Regras básicas da lomografia:
  1. Leve a sua Lomo onde você for.
  2. Fotografe a qualquer hora do dia ou da noite.
  3. A Lomografia não interfere na sua vida, ela é parte dela.
  4. Aproxime-se o mais possível do objeto a ser fotografado.
  5. Não pense.
  6. Seja rápido.
  7. Você não precisa saber antes o que fotografou...
  8. ...Nem depois.
  9. Não fotografe com os olhos.
  10. Não se preocupe com as regras.

Um comentário: